Pós-Graduação em Gestão Operacional de Equipamentos Sociais

1º SEMESTRE
Unidade Curricular
Horas
ECTS
Docente(s)
- Projetos sociais
- Sistema de gestão da qualidade no 3º sector
- Respostas sociais e legislação aplicada pelo ISS
- Legislação e procedimentos no âmbito da ASAE
- Legislação e orientações da ACT
- Legislação laboral no 3º sector
- Prestação de contas e obrigações fiscais nas organizações
- Gestão de recursos humanos
- Processos individuais e planos terapêuticos para os utentes
- Gestão de crise e emergência
- Planeamento estratégico e empreendedorismo social
- Total
- 16
- 16
- 12
- 8
- 8
- 16
- 12
- 8
- 16
- 8
- 8
- 120
- 4
- 4
- 3
- 2
- 2
- 4
- 3
- 2
- 4
- 2
- 2
- 30
- Susana Justo Henriques
- Susana Meneses
- Sílvia Machado
- Carlos Almendra
- Paulo Cunha
- Rita Garcia Pereira
- António Morais Santos
- Fernando Romana
- Susana Justo Henriques
- Ricardo Ribeiro
- Georg Dutschke
Descrição do Curso
As Organizações de Economia Social (OES) representam uma área de crescimento exponencial na economia do país. Economia essa cada vez mais competitiva e exigente, o que conduz a um desafio destas organizações em disporem de condições de eficiência e estratégias de diferenciação de modo a adaptarem-se a uma sociedade em mudança.
A boa gestão das OES, concretizada por profissionais devidamente qualificados é preponderante para garantir o seu valor económico a curto e médio/longo prazo, conciliando sustentabilidade e qualidade.
Neste sentido, esta Pós-Graduação procura dar resposta a estas necessidades, através da qualificação dos dirigentes e profissionais das OES, assente num programa curricular composto por temáticas cruciais no bom desempenho económico e social: Gestão da Qualidade, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Legislação Laboral, Planeamento Estratégico e Empreendedorismo Social, incluindo ainda conteúdos focados em orientações normativas das entidades da tutela, ASAE e ACT.
De modo a garantir a implementação operacional, a Pós-Graduação apresenta uma forte componte prática, assegurada por um corpo docente de referência nesta área.
Objectivos
- Gerais:Congregar o conhecimento científico e empírico, revestindo as unidades curriculares que a compõem de conteúdos teórico/práticos, de forma a facilitar uma compreensão das temáticas e a implementação da informação de forma célere e eficiente no exercício das funções profissionais dos participantes.Específicos:
- Adquirir e atualizar conhecimentos de gestão de associações e outras instituições de economia social, nomeadamente nas áreas jurídica, fiscal, da qualidade, de gestão operacional (incluindo recursos humanos), gestão de projetos e empreendedorismo, conciliando a qualidade, diferenciação de serviços e a sustentabilidade.
- Conhecer as principais orientações e requisitos legais, assim como procedimentos a implementar no sentido de salvaguardar o cumprimento dos mesmos.
- Contribuir para o reforço do associativismo e melhoria dos serviços prestados aos associados, utentes e comunidade em geral.
- Aumentar a competitividade e a eficiência das organizações sem fins lucrativos e dos serviços públicos.
Destinatários
- Dirigentes e Técnicos de Organizações de Economia Social (OES), nomeadamente: membros da mesa administrativa ou direção, diretores técnicos e diretores de serviços, gestores da qualidade, gestores de recursos humanos, responsáveis pelas áreas da gestão e serviços administrativos nas OES;
- Profissionais e/ou licenciados das áreas Sociais, Humanas, Saúde e Gestão que pretendam aprofundar e/ou iniciar uma atividade relacionada com as OES;
- Prestadores de serviços de consultoria em OES;
- Empreendedores Sociais.
Docentes
Carlos Almendra
Mestre em Gestão da Inovação, Tecnologia e do Conhecimento (UA). Licenciado em Gestão (FEP). Pós-Graduado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho (Porto Business School), Curso de Dirigentes Autárquicos – GEPAL pelo CEFA, frequência da Pós-Graduação em Regulação Pública e Concorrência (FDUC). Frequentou vários cursos de especialização em auditoria e sistema de gestão da qualidade, inspeção na Autoridade de Segurança Alimentar e Económicas (ASAE). Desenvolve a atividade profissional de Inspetor Superior na ASAE desde Maio de 2014, levando a efeito ações inspetivas em todas as áreas de atuação. Ocupou cargos anteriores de Chefe de Divisão Administrativa e Oficial Público no Município da Trofa, Auditor Interno na AT do Ministério das Finanças, Membro da Assembleia Municipal de Vinhais, Membro do Instituto Português de Auditoria Interna.
Joaquim Leonardo
Licenciatura Engenharia de Proteção Civil, no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa.
Comandante do Corpo de Bombeiros de Algueirão Mem Martins.
Licenciatura Engenharia de Proteção Civil, no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa.
Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros Técnicos, na especialidade de Proteção Civil.
Competências na área de engenharia de proteção civil de acordo com o reglamento da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Paulo Cunha
Mestre em Direito com Especialização em Ciências Jurídico-Empresariais (Universidade Lusófona do Porto). Licenciado em Direito (FDUC). Frequentou vários cursos de especialização entre os quais: Fiscalidade e Assessoria, Inspetores de Trabalho, Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, Regime Jurídico da Administração Pública, Avaliação de Riscos Profissionais. Desenvolve a atividade profissional de Inspetor Principal na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) desde 2005. Vice-Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Inspetores de Trabalho em 2008. Cofundador do Sindicato dos Inspetores do Trabalho em 2010. Vogal Efetivo da Comissão Paritária da Autoridade para as Condições do Trabalho em 2013. Cofundador da Federação Nacional dos Inspetores do Estado em 2014. Autor de diversos artigos científicos e de opinião.
Rita Garcia Pereira
Doutoranda em Direito de Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica, Licenciatura em Direito (FDUL). Advogada desde 2002 e especialista em Direito de Trabalho, com experiência em Organizações Sociais. Docente de Direito na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, desde 2010, licenciaturas e MBA´s, Docente em diversas Pós-Graduações, incluindo na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, Docente no Mestrado em Segurança e Saúde no Trabalho do Instituto Politécnico de Coimbra – ESTeSC | Coimbra Health School, desde 2011. Formadora no Centro de Estudos Judiciários. Foi formadora na Ordem dos Advogados, Docente no Instituto Piaget de Almada nas cadeiras de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Foi também Vogal Secretária do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (Trienio 2010-1012).
Sandra Menesses
Licenciada em Engenharia (Universidade do Minho). Especialização em Segurança e Higiene no Trabalho. Vinte anos de experiência de Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Intervenção em mais de 100 entidades como Chefe de Projeto, Consultora na implementação SGQ em IPSS segundo os referenciais do ISS, Segurança e Saúde no Trabalho. Consultora Nacional de Benchmarking certificada pelo IAPMEI. Auditora Técnica Certificada pela APCER para SGQ. Realizadas auditorias a mais de 80 entidades, públicas, privadas e IPSS, a SGQ segundo a norma NP EN ISO 9001, e a sistemas de segurança e saúde no trabalho segundo a norma NP 4397/ OHSAS 18001 e NP EN ISO 45001. Auditora de referenciais de Ética e Responsabilidade Social. Formadora nas áreas de Gestão da Qualidade e de Auditorias segundo a NP EN ISO 19011 a sistema de gestão, desde 1999. Participação em programas de formação-ação – PRONACI, POPH, FORMAÇÃO PME, QIPME e FAS II.
Sílvia Machado
Licenciada em Sociologia. Especialização em Gestão de IPSS’s e em Engenharia da Qualidade, Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social (Universidade Católica do Porto). Diretora Técnica da Comunidade Terapêutica “Quinta da Tapada” – Cáritas Diocesana de Vila Real e ex-Diretora Geral da S.C.M. de Mortágua. Docente em Pós-graduações na área da qualidade no 3º setor. Formadora e Consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais. Integrou diversos projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, em várias edições, entre outros. Membro do Projeto de âmbito internacional Coopera+ da Universidade Católica de Braga. Consultora e Auditora no projeto Q+em Rede, Gestora da Qualidade Interna em duas Organizações sociais.
Susana Justo Henriques
Doutorada em Neurociências e Psicologia Clínica pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Psicologia Clínica (ESAE Coimbra). Licenciada em Psicologia e em Serviço Social (ISMT Coimbra). Diretora Geral da Cediara desde 2006. Coordenadora Científica e Pedagógica da Replicar Socialform. Investigadora integrada na UICISA: E da ESEnfC. Docente em pós-graduações (PG) e cursos de especialidade em gestão de equipamentos sociais, cognição e demências. Co-coordenadora científica das PGs “Gestão Operacional de Equipamentos Sociais” e “Gestão Operacional e Intervenção Terapêutica em UCCI”. Autora de várias ferramentas para o desenvolvimento e estimulação cognitiva para adultos mais velhos com perturbações neurocognitivas. Colabora em vários projetos de investigação. ORCID iD: 0000-0002-8872-4307.
Pós-Graduação em Gestão Operacional de Equipamentos Sociais
