
A Aeronáutica é uma área com forte combinação de inovação e interdisciplinaridade. As parcerias estratégicas da Atlântica, aliadas à forte procura do mercado laboral, fazem desta licenciatura em Engenharia Aeronáutica uma aposta segura para o teu futuro.
Saídas Profissionais da Licenciatura em Ciências de Engenharia Aeronáutica:
O Licenciado em Engenharia Aeronáutica terá funções relacionadas com:
– Elaboração de projetos para conceção e construção de aeronaves;
– Planeamento do fabrico e operações de aeronaves;
– Manutenção de meios aeronáuticos;
– Gestão de sistemas relacionados com aeronaves e respetivas operações;
– Investigação e desenvolvimento na área da aeronáutica.
– Estágios na Carbures Group e na FIDAMC/Airbus
Coordenador


1º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES
TEMPO DE TRABALHO
TOTAL
Contacto
CRÉDITOS
OBS
- Cálculo I
- Desenho Técnico e Modelação Geométrica
- Programação Aplicada
- Álgebra Linear
- Introdução à Engenharia Aeronáutica
- 168
- 168
- 168
- 168
- 168
- TP:45;OT:15
- TP:60
- TP:45
- T:30;P:30
- T:20;PL:20;OT:20
- 6
- 6
- 6
- 6
- 6
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
2º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES
TEMPO DE TRABALHO
TOTAL
Contacto
CRÉDITOS
OBS
- Cálculo II
- Mecânica e Ondas
- Química Geral
- Ciências e Tecnologias dos Materiais
- Probabilidades e Estatística para as Engenharias
- 168
- 168
- 168
- 168
- 168
- TP:45;OT:15
- T:30;PL:30
- T:24;P:24;PL:12
- T:30;PL:30
- T:30;PL:30
- 6
- 6
- 6
- 6
- 6
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
1º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES
TEMPO DE TRABALHO
TOTAL
Contacto
CRÉDITOS
OBS
- Cálculo III
- Mecânica Aplicada
- Electromagnetismo e Ótica
- Análise de Circuitos Electrónicos
- Materiais Metálicos em Aeronáutica
- 168
- 168
- 168
- 168
- 168
- TP:45;OT:15
- T:30;PL:30
- T:30;P:30
- T:30;PL:30
- TP:60
- 6
- 6
- 6
- 6
- 6
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
2º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES
TEMPO DE TRABALHO
TOTAL
Contacto
CRÉDITOS
OBS
- Mecânica de Materiais
- Electromecânica e Aviónica
- Termodinâmica e Fenómenos de Transferência
- Mecânica de Fluídos
- Desempenho de Aeronaves
- 168
- 168
- 168
-
168 - 168
- T:40;P:10;PL:10
- T:30;PL:30
- T:30;PL:30
-
T:30;PL:30 - T:30;PL:30
- 6
- 6
- 6
-
6 - 6
- Obrig
- Obrig
- Obrig
-
Obrig - Obrig
1º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES
TEMPO DE TRABALHO
TOTAL
Contacto
CRÉDITOS
OBS
- Aerodinâmica
- Estruturas Aeronáuticas
- Modelação Computacional de Materiais
- Propulsão de Aeronaves
- Processos de Produção
- 168
- 168
- 168
- 168
- 168
- T:30;PL:30
- T:30;PL:30
- TP:60
- T:30;PL:30
- TP:40;PL:20
- 6
- 6
- 6
- 6
- 6
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
2º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES
TEMPO DE TRABALHO
TOTAL
Contacto
CRÉDITOS
OBS
- Gestão Estratégica e Operacional
- Suporte às Operações de Voo
- Materiais Compósitos
- Projeto Aeronáutico
- 168
- 168
- 168
- 168
- TP:60
- T:30;PL:30
- T:40;P:20
- T:20;OT:40
- 6
- 6
- 6
- 12
- Obrig
- Obrig
- Obrig
- Obrig
Descrição DA LICENCIATURA EM ENGENHARIA AERONÁUTICA
O elevado grau de qualidade científica e pedagógica do corpo docente, com sólidos conhecimentos nas áreas de Engenharia de Materiais, Mecânica e Aeronáutica, promoverá uma sólida aprendizagem nesta área de conhecimento e aptidão para a resolução de problemas nas suas diversas vertentes de engenharia aeronáutica. Através da utilização de novos materiais, novas tecnologias em produtos inovadores, primordiais na indústria aeronáutica, criando futuros profissionais que demonstrarão liderança técnica e profissional, versatilidade e capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares.
A estrutura curricular desta licenciatura na área de Engenharia Aeronáutica foi criada tendo em atenção o contexto europeu e internacional, de modo a garantir uma oferta e qualidade de ensino correspondente à que se pratica nas melhores Universidades nacionais e internacionais. E, principalmente, foi criada de modo a se adaptar às áreas de engenharia aeronáutica, inovadoras profissionais de que o país carece e que estão em desenvolvimento acelerado, abrindo várias oportunidades na área de engenharia aeronáutica e suas saídas profissionais. Um caso é a formação em novos materiais e novas tecnologias que são introduzidas neste curso a par de conhecimentos básicos necessários na área aeronáutica, área esta de extrema importância para responder às necessidades de desenvolvimento industrial da sociedade portuguesa.
A licenciatura em Engenharia Aeronáutica é reconhecida pela Ordem dos Engenheiros (OE), conforme publicação no site da OE: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/20190521_tabelas_cursos.pdf.
Dúvidas Frequentes SOBRE A LICENCIATURA DE ENGENHARIA AERONÁUTICA
O que se estuda na licenciatura em Engenharia Aeronáutica?
O curso inicia com uma disciplina de “Introdução à Engenharia Aeronáutica” onde são apresentadas todas as áreas do curso e termina com um Projeto final de curso onde os estudantes aplicam e demonstram o que aprenderam ao longo dos 3 anos do curso. Na primeira metade do curso os estudantes tem contacto com as disciplinas das ciências de base (matemática, física, química, programação,…) e na segunda metade com disciplinas especificas da Engenharia em geral, por lado , e da Aeronáutica em particular, por outro. Há a possibilidade de duplo diploma quer com a Engenharia de Materiais (uma vez que as várias disciplinas comuns permitem fazer os 2 cursos em 4 anos), quer com o curso de Piloto de Aeronaves (em parceria com uma Escola de Aviação certificada para esse efeito). A engenharia Aeronáutica da Atlântica tem uma estrutura curricular com um Perfil de Estruturas, Materiais, Produção em Aeronáutica e Aerodinâmica.
Um Engenheiro Aeronáutico é um profissional capaz de …
…participar em projetos de concepção, manutenção e/ou modificação de aeronaves, equipamentos ou sistemas de apoio à actividade operacional de uma aeronave. O que o distingue das outras engenharias todas, é uma forte capacidade para realizar integração de várias áreas das outras engenharias.
Quais são as saídas profissionais para os licenciados em Engenharia Aeronáutica?
O Licenciado em Engenharia Aeronáutica terá funções relacionadas com:
– Elaboração de projetos para concepção e construção de aeronaves;
– Planeamento do fabrico e operações de aeronaves;
– Manutenção de meios aeronáuticos;
– Gestão de sistemas relacionados com aeronaves e respectivas operações;
– Investigação e desenvolvimento na área da aeronáutica.
Sugerimos ao candidato, tal como a cada aluno, que crie um perfil em:
e veja a regularidade em que são publicadas ofertas de emprego para este tipo de curso.
Que competências tem um licenciado em Engenharia Aeronáutica?
– Capacidade de modelação em termos físico-matemáticos funcionamento de todos os sistemas envolvido em todas as fases do ciclo de vida de uma aeronave ;
– Capacidade de conceber e projectar um veículo aeronáutico, integrando todas as tecnologias necessárias;
– Capacidade de planear a produção, usando os materiais e técnicas mais apropriados;
– Capacidade para resolver problemas operacionais, incluindo de modificação e certificação;
– Capacidade para prosseguir estudos ao nível da investigação e desenvolvimento (I&D), em Portugal ou no estrageiro.
Algumas competências específicas do sector aeronáutico têm um domínio de aplicação mais geral e habilitam o licenciado em engenharia a intervir também noutros sectores de actividade profissional não-aeronáutica:
– Capacidade de analisar sistemas complexos usando métodos analíticos, experimentais e computacionais avançados;
– Capacidade de integração de tecnologias diversas, pelo conhecimento de cada uma e dos aspectos interdisciplinares envolvidos;
– Intervenção a todos os níveis em sistemas mecânicos, electromecânicos e electro-aviónicos;
– Capacidade para ter em conta aspectos de gestão, financeiros e de sustentabilidade;
– Capacidade para prosseguir estudos ao nível de Mestrado e Doutoramento, em áreas de Engenharia Mecânica, Naval, Materiais, Gestão Industrial, Química, Civil, …
Qual o posicionamento desta Licenciatura face à concorrência (quantas escolas ministram a Licenciatura)?
Há apenas dois cursos no país cujo 1º ciclos (3 primeiros anos) têm uma correspondência ao curso de Engenharia Aeronáutica da Atlântica. Ambos são mestrados integrados neste momento mas em breve isso será alterado para o modelo que a Atlântica tem (3+2). Os nossos alunos, caso optem por isso, poderão entrar nos mestrados dessas instituições (entrando directamente para o 2º ciclo, i.e. para os mestrados), tal como a Atlântica tem já neste momento a frequentar nos nossos mestrados, alunos que fizeram o 1º ciclo nessas instituições e preferiram fazer o 2º ciclo na Atlântica. É o espírito de Bolonha a funcionar!
Quais os pontos fortes que nos distinguem face à concorrência?
O ponto forte é poder haver alternativas, dentro do curso pretendido, para quem não se adapte ao curso, seja por uma questão académica (turmas de grandes dimensões), seja por questões de localização (afastado da residência familiar). No caso do Técnico, muitos alunos consideram excessivamente teórico. São vários os alunos que entram no Técnico e nunca se adaptam! Este curso é muito prático e aplicado. No caso na UBI é a diferença da Localização: este curso é leccionado em Oeiras (junto a Lisboa).
O ensino é muito diferente do ensino nas faculdades públicas concorrentes. Os professores são mais disponíveis. O aluno é o centro de gravidade do processo educativo. Os professores tiram dúvidas de forma regular. As turmas são de muito menor dimensão, do que nas escolas públicas, o que faz muita diferença, especialmente no 1º semestre que funciona como a transição do ensino secundário para o ensino superior e vários alunos das escolas públicas “perdem-se no meio da confusão do ensino de grandes massas.”
Qual é o título no final da Licenciatura? (Engenheiro, Técnico Superior?)
Uma vez concluída a licenciatura o aluno é Engenheiro Aeronáutico.
A Licenciatura permite obtenção de cédula profissional da ordem dos Engenheiros?
A licenciatura da Atlântica é reconhecida pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) pelo que durante a frequência da licenciatura os estudantes poderão inscrever-se na OET como membros estagiários. A passagem a membro efetivo, e consequente obtenção da cédula profissional, requer a conclusão da licenciatura. Se posteriormente decidirem frequentar um Mestrado de Engenharia poderão então inscrever-se na Ordem dos Engenheiros (OE) como membros estagiários, podendo passar a membros efetivos quando concluírem o Mestrado e demonstrarem, através do CV, experiência profissional como Engenheiro. (De notar que este procedimento é aplicável a todos os candidatos a membro da OE independentemente da licenciatura frequentada).
Existem protocolos para Erasmus?
Sim, existem protocolos para Erasmus com algumas Instituições de Ensino Superior na Europa (ex: ITECH em França e ITS em Itália, entre outras).
Existem protocolos para estágios?
Sim, a Atlântica dispõe de 2 protocolos (Carbures/Airtificial e FIDAMC/Airbus) para a realização de estágios de 3 dias durante o 1º e 2 ano da licenciatura.
No final da licenciatura os melhores alunos terão a possibilidade de assinar um contrato de trabalho (de 6 ou 12 meses) com a Carbures/Airtificial.
Taxa de empregabilidade dos licenciados?
Os primeiros licenciados em Engenharia Aeronáutica da Atlântica irão concluir o seu curso nos próximos meses. Os que decidirem não tirar um mestrado (em Portugal ou no Estrangeiro) estarão certamente a trabalhar na Indústria (numa das empresas parceiras da Atlântica ou concorrendo a uma das várias ofertas que existem neste momento).
Quais os valores das propinas?
A propina é um assunto importante mas que é também muito sensível por se tratar de Ensino Superior Privado. O valor base das propinas está publicado no site. Neste momento estão Bolsas de mérito que cobrem parcialmente ou totalmente as propina
Parceria OMNI
PARCERIA ATLÂNTICA – OMNI AVIATION TRAINING CENTER
Objetivos
Atendendo às necessidades do mercado de trabalho dos Pilotos de Linha Aérea e dos Oficiais de Operações de Voo, enquanto elementos centrais das operações de uma companhia aérea, e numa lógica de qualificação de ativos para o transporte aéreo nacional e internacional, a Atlântica e a OMNI OATC estabeleceram uma parceria estratégica com vista a:
Disponibilizar aos formandos de ambas as instituições a possibilidade de articular em conjunto:
- O Curso Integrado de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na OMNI OATC com a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica acreditada pela Ordem dos Engenheiros;
- O Curso de Oficial de Operações de Voo (OOV) realizado na OMNI OATC com a licenciatura em Engenharia Aeronáutica.
Reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS:
Mediante validação pelo Conselho Científico da Atlântica, aos formandos que demonstrem possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) constantes do documento Acceptable Means of Compliance and Guidance Material to Part-FCL, secção SUBPART F — AIRLINE TRANSPORT PILOT LICENCE — ATPL, alíneas AMC1 FCL.310; FCL.515(b); FCL.615(b), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares, num total de 30 ECTS:
Unidades Curriculares | Curso | Ano | Semestre |
Introdução à Engenharia Aeronáutica | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 1º | 1º |
Desempenho de Aeronaves | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 2º | 2º |
Electromecânica e Aviónica | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 2º | 2º |
Gestão Estratégica e Operacional | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 3º | 2º |
Suporte à Operações de Voo | 3º | 2º |
Parceria SEVENAIR
PARCERIA ATLÂNTICA – SEVENAIR ACADEMY
Objetivos
Atendendo às necessidades do mercado de trabalho dos Pilotos de Linha Aérea, enquanto elementos centrais das operações de uma companhia aérea, e numa lógica de qualificação de ativos para o transporte aéreo nacional e internacional, a Atlântica e a Sevenair Academy estabeleceram uma parceria estratégica com vista a:
Disponibilizar aos formandos de ambas as instituições a possibilidade de articular em conjunto:
- O Curso Modular de Piloto Comercial com Teoria de Linha Aérea (ATPL) realizado na Sevenair Academy com a licenciatura Engenharia Aeronáutica acreditada pela Ordem dos Engenheiros;
Reconhecimento de competências e concessão de créditos ECTS:
Mediante validação pelo Conselho Científico da Atlântica, aos formandos que demonstrem possuir as competências (Learning Outcomes) exigidas nos termos da Part-FCL da European Aviation Safety Agency (EASA) constantes do documento Acceptable Means of Compliance and Guidance Material to Part-FCL, secção SUBPART F — AIRLINE TRANSPORT PILOT LICENCE — ATPL, alíneas AMC1 FCL.310; FCL.515(b); FCL.615(b), serão elegíveis para a concessão de créditos ECTS pela Atlântica as seguintes unidades curriculares, num total de 30 ECTS:
Unidades Curriculares | Curso | Ano | Semestre |
Introdução à Engenharia Aeronáutica | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 1º | 1º |
Desempenho de Aeronaves | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 2º | 2º |
Electromecânica e Aviónica | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 2º | 2º |
Gestão Estratégica e Operacional | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 3º | 2º |
Suporte à Operações de Voo | Licenciatura em Engenharia Aeronáutica | 3º | 2º |
Avaliação e Acreditação Externa
Licenciatura em Engenharia Aeronáutica
