Archivio della Memoria (AdM) é uma associação cultural fundada em 2002 que desenvolve atividades de pesquisa histórica, antropológica e sociológica no campo social e cultural com o intuito de valorizar a cultura, tradições e conhecimentos locais. A AdM atua tanto em áreas urbanas como em pequenas cidades, na Itália e no exterior, interagindo ativamente com as comunidades locais, especialmente aquelas caracterizadas pela marginalização e desvantagem social, desenvolvendo as melhores práticas no campo da pesquisa qualitativa e quantitativa, na área visual e aprendizagem ao longo da vida, organizando projectos educativos quer de adultos quer de crianças e jovens nas disciplinas da sua competência e no sector dedicado à juventude, o emprego verde, a economia circular e o meio ambiente sustentável.

A partir de 2005, a ADM faz parte do Science Park University of Rome Tor Vergata, uma organização que reúne 30 empresas especializadas em investigação, formação e divulgação do conhecimento científico e cultural. A ADM está realmente trabalhando com diversas autoridades locais (como a Região do Lácio, Municípios, Universidades públicas de Roma, com o Ministério da Cultura, escolas com actuação várias áreas como a educação, cultura, turismo, ascensão, marketing, TIC, comunicação e cooperação internacional).

Com o intuito de promover os domínios da educação e a formação com o complementos de novas tecnologias, a ADM criou a TV Web da Universidade Tor Vergata de Roma, a TV Web de cirurgia regenerativa e a TV Web de parques científicos italianos.

A ADM possui também uma filial dedicada a projetos de cooperação internacional com a missão específica de realizar pesquisas sociais e sanitárias em países em desenvolvimento. A AdM, graças às habilidades educacionais de alguns associados, realizou durante os últimos 12 anos cerca de 2.000 entrevistas em vídeo qualitativas sobre diferentes temas com uma abordagem antropológica que refletem a mistura de elementos psicológicos e de história oral uma dimensão antropológica sócio-contadora de histórias.

A AdM está presente desde 2011 em vários projetos relacionados com a crise social e económica na Europa, em colaboração com entidades de empreendedorismo e empreendedores sociais e inovadores, sendo um parceiro ativo de vários projetos que se dedicam ao apoio a nível nacional bem como europeu a assistentes sociais e colaboradores que operam em diferentes contextos sociais nos domínios do emprego verde/sustentável, economia circular e meio ambiente sustentável. AdM formalizou a assinatura da Declaração de Estrasburgo referente ao novo papel dos Empresários Sociais, dando apoio às linhas principais desta Declaração na capacitação de empreendedores sociais para a inovação, o crescimento inclusivo e o emprego.

Website da AdM: www.archiviodellamemoria.it.

 

EQUIPA DE INVESTIGADORES:

– Dr. Sergio Pelliccioni, Diretor da Archivio della Memoria,

– Dr. Milena Iaffaldano , formada na área das Ciências Humanas e com especialização em pesquisa qualitativa e nas atividades administrativas dos projectos.