O projeto – PERIOD Empowerment Network (PEN) – é financiado pela Comissão Europeia, através de fundos concedidos pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura para o Erasmus + Ação-Chave 2 – Reforço das capacidades no domínio da juventude com o número de referência: 602137-EPP-1-2018-1-NO-EPPKA2-CBY-ACPALA

Falar abertamente do período menstrual é ainda um tema tabu, por vezes considerado sujo, vergonhoso e que não deve ser mencionável. Esta atitude perante este assunto contribui para a falta de conhecimento e afeta muitas jovens e mulheres em diversos países e com diferentes culturas. Assim, numa tentativa de reeducar algumas sociedades em relação ao período menstrual, o projeto PERIOD Empowerment Network (PEN) procura melhorar o conhecimento e a consciência feminina sobre o seu corpo, assim como melhorar as atitudes das jovens relativamente a hábitos de saúde e higiene menstrual. Paralelamente, a sexualidade e práticas sexuais serão abordadas, associando estes temas à menstruação.

O projeto contribui para o acompanhamento do Plano de Ação de Género da União Europeia para a Igualdade de Género e Emancipação da Mulher.

O consórcio deste projeto engloba biólogos, fisiologistas, sociólogos, pedagogos e outros intervenientes na área da saúde, de diversos países, para que mitos, estigmas e tabus relacionados com a menstruação possam definitivamente ser considerados temas pertencentes ao passado.