INTERNATIONAL GIRL’S DAY – 11 de outubro 2021

Celebra-se hoje, dia 11 de outubro, o “International Girl´s Day” que nós assinalamos com a divulgação deste vídeo, criado no âmbito do projeto PEN – PERIOD Empowerment Network num consórcio de 11 países (#TerramPacis; #Atlantica; #WyzszaSzkolaBiznesu; #EuropeanInstituteforLocalDevelopment; #ErasmusMundusAssociation; #Innetica;  #SPARKPhilippines; #HelloYouth; #VolunteerActionforChangeKenya; #UgandaYouthSkillsTrainingOrganization; #DISHAInternationalFoundationTrust), financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+.

Este projeto, visa falar abertamente sobre o período menstrual, contribuindo para a desmistificação da menstruação. A menstruação não é apenas uma questão “feminina”, pois nem todos somos pessoas binárias, e o tesouro dessa diferença está na grandeza da espécie humana. Essas diferenças promovem Tolerância, Respeito e Humanidade. A menstruação é natural, deve ser um assunto e não um tabu!

Porque estes pequenos detalhes, podem mudar a vida de muitos…..

Period Empowerment Video

Co-funded by @Erasmus+ to advocate for #PeriodEmpowerment, #PeriodTalk, #MenstrualHealth , #PENproject, #menstruation, #period, #ErasmusPlus

INTERNACIONAL GIRL DAY |11st OCTOBER 2020

Celebrou-se dia 11 de outubro, o “Internacional Girl Day”. No âmbito do projeto PEN, foi apresentado o handbook sobre menstruação e higiene menstrual, que partilhamos para consulta e divulgação.
Porque estes pequenos detalhes, podem mudar a vida de muitos…

Period Empowerment Handbook: https://bit.ly/33ODNgI

 

Co-funded by @Erasmus+ to advocate for

#PeriodEmpowerment

#PeriodTalk

#MenstrualHealth

#PENproject

#menstruation

#period

#ErasmusPlus

COMMUNITY FORUM PORTUGAL | 31TH JANUARY 2020

Presentation

Decorreu hoje, o Community Forum, integrado nas atividades do Projeto PEN – PERIOD Empowerment Project, do qual a Atlântica é o parceiro nacional. Este projeto é financiado pela União Europeia (Erasmus +) e pretende desmistificar e abordar a menstruação, de uma forma clara, aberta e sem estigmas ou tabus.

Os participantes contactaram com formas de educação não-formal, que lhes permite adquirir ferramentas de trabalho, para aplicarem junto das populações jovens com quem possam vir a trabalhar.

No final, saímos todos a ganhar!!!!!

Muito obrigada, a todos os que participaram e até à próxima!

PEN TRAINING COURSE|20TH – 26TH OCTOBER 2019

Nairobi, Kenya

Programa

 

Participantes  das organizações que desenvolvem o Projeto PEN – Period Empowerment Network (Volunteer Action for Change Kenya, Uganda Youth Skills Training Organization, DISHA International Foundation Trust, Hello Youth, Atlântica, SPARK Philippines, Erasmus Mundus Association, Centrum Europejskich Inicjatyw Edukacyjnych e Innetica) estiveram reunidos em Nairobi, no Quénia, durante 7 dias (20 a 26 de outubro), para trabalhar no desenvolvimento do Period Empowerment Network’s Handbook e dos Materiais Pedagógicos, necessários para promover a educação e saúde menstrual . Foram também construídos 4 tipos diferentes de “Community Foruns”, para serem implementados nos diferentes países de acordo com as necessidades locais, mas com o objetivo de criar redes de discussão sobre menstruação juntos dos jovens e dos profissionais que trabalham com jovens.

 

Este Projeto é financiado pela Comissão Europeia (Erasmus+)

#PeriodEmpowerment

#PeriodTalk

#MenstrualHealth

KICK OFF MEETING (08 a 12 abril 2019) | Örkelljunga – Suécia

 

Decorreu entre 08 e 12 de abril, o “Kick Off Meeting” (KOM) do projeto – PERIOD Empowerment Network (PEN) – que permitiu reunir os parceiros do projeto antes que o trabalho real no projeto possa começar. Os parceiros tiveram a possibilidade de se conhecer pessoalmente e definir regras de consórcio para trabalhar em conjunto, por forma a atingir os objetivos definidos. Além disso, o KOM permite planear as tarefas de trabalho de cada um e/ou garantir que todos os parceiros compartilhem uma visão de projeto comum, entendam as suas obrigações e se comprometam.

 

No final da reunião, os parceiros deverão estar familiarizados com:

– o trabalho de cada parceiro no projeto e com a situação da educação e conscientização sobre a saúde menstrual no contexto do país parceiro;

– a implementação geral do projeto e o desenvolvimento das suas próprias capacidades para aplicar e executar o projeto em linha com o plano de execução do projeto;

– o uso do orçamento e como documentar os custos financeiros. Além disso, esclarecem o uso específico do orçamento para cada atividade e qual a sua contribuição financeira;

– o desenvolvimento, execução, controle e avaliação das atividades do projeto para atender aos objetivos estabelecidos e aos resultados esperados por meio de atividades sustentáveis de disseminação e utilização dos resultados.

 

Neste KOM estiveram presentes, em representação da Atlântica enquanto parceiro do consórcio, a Prof. Ana Pires (coordenadora do projeto para Portugal) e a Prof. Ana Cláudia de Sousa (colaboradora científica do projeto).