À Academia

A Atlântica, Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, resultante da reestruturação da Universidade Atlântica, instituição com mais de 20 anos de história, é portanto herdeira de uma tradição de ensino e investigação direccionados para a interacção com a sociedade civil, a que se acrescentou uma componente de interacção com o tecido empresarial/industrial decorrente da forte interacção resultante da parceria com a Carbures.

Nesta mensagem, gostaria de expressar os meus sentimentos em relação a esse elevado grau de pertencimento que todos temos pela Atlântica. Assumimos esta missão em dar continuidade à trajectória da nossa instituição, manifestando à sociedade esses valores que fazem parte da nossa instituição.

Trata-se de uma instituição de ensino e investigação orientada para públicos diferenciados em vários momentos dos percursos vocacionais e profissionais, e atuando segundo os princípios da excelência, da aprendizagem ao longo da vida e da integração entre os saberes humanistas, organizacionais, científicos e tecnológicos, procurando contribuir igualmente para a promoção e desenvolvimento das comunidades, em cooperação com entidades nacionais e internacionais de referência.

Para os nossos alunos, asseguramos um ensino de alto nível, através de padrões elevados de qualidade, em constante atualização, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável e para a competitividade do País através da criação, transmissão e difusão do conhecimento. No campo nacional e internacional, a Atlântica promove a mobilidade dos seus alunos e diplomados, com especial relevância para o espaço europeu de Ensino Superior.

Procuramos a valorização da atividade dos seus docentes, estudantes e funcionários, numa perspetiva integrada e de respeito pelos valores humanísticos e pela diversidade.

Na colaboração com o mundo empresarial procuramos construir uma relação biunívoca através da transferência de conhecimento de, e para a Atlântica. Nesta relação com as empresas o nosso objetivo é preparar profissionais com formação científica sólida, com competências úteis à empresa apoiando as empresas em projetos de investigação, de inovação científica e tecnológica.

Através deste modelo de ensino que privilegia a devida integração instituição / empresa, áreas de conhecimento transversais e complementares (saúde, ciências empresariais, ciências sociais, tecnologias de informação, engenharia), e um forte investimento em investigação científica e tecnológica que origine inovação aplicada, a Atlântica procura marcar a diferença no ensino superior universitário privado em Portugal.

É nosso dever oferecer aos alunos uma aprendizagem e investigação com uma formação especializada, integrada com a realidade das empresas, contribuindo desta forma para uma maior empregabilidade dos seus diplomados.

 

Prof. Doutor Manuel Freitas

Presidente da Atlântica, Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia