O TSEMY – Formação para o emprego sustentável de jovens e adultos jovens é financiado pela Comissão Europeia, através de fundos concedidos pela Agência Nacional Erasmus + Agência de Educação e Formação Ação-chave 2 (KA2) – Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissionais) com o número de referência 2020-1-PT01-KA202-78621.

O fenómeno do desemprego entre os jovens surgiu na União Europeia, com incidência diferente em vários estados membros. Mas em geral, a taxa de desemprego na população com idades compreendidas entre os 20 e 29 anos é superior à taxa de desemprego na população total.

Segundo o Eurostat, a população desempregada entre os 20 e 29 anos de idade com educação pós-secundária representava mais do dobro da média da UE, com um grupo relevante neste domínio relacionado com jovens com educação superior.

Uma das razões apontadas para tal, é o fosso entre a formação e as necessidades dos empregadores, pelo que este projeto visa contribuir para uma redução do desemprego juvenil através de formação especialmente desenvolvida, correspondente às necessidades das empresas a nível global.

Dado que a questão do desemprego juvenil é transversal nos estados membros da UE, este projeto assume uma resposta diferente para o problema do desemprego existente.

Esta nova metodologia conduz à produção de conteúdos de formação que satisfazem as necessidades dos empregadores e integra uma formação no mercado empresarial e tutoria através de uma plataforma digital para o acompanhamento dos formandos. É uma formação feita à medida, acompanhada por uma estratégia motivacional para estagiários e empregadores que conduzirá a uma ação sustentável que pode ser replicada noutros contextos de trabalho e noutros estados membros.

O objetivo geral do projeto é contribuir para a redução do desemprego na população de idades entre os 20 e 29 anos, desempregada e com formação terciária.