A Atlântica dá as boas vindas em segurança!

Regras de funcionamento do próximo ano letivo

A Atlântica dá as boas vindas em segurança!

A conjuntura atual decorrente da situação pandémica de COVID-19 introduz um grau de incerteza sobre as condições subjacentes ao funcionamento do próximo ano letivo de 2020/2021. No entanto, temos vindo a prepararmo-nos para o desconfinamento desde maio último com as aulas práticas de Enfermagem, Fisioterapia e Osteopatia e, por isso, com a experiência adquirida, podemos melhor responder às novas orientações governamentais de retoma das aulas presenciais.

Assim, é fundamental informar-vos sobre o que definimos de regras de funcionamento do próximo ano letivo, i.e., sobre o conjunto de medidas que vão permitir que todos possamos viver este ano na ATLÂNTICA sentindo-nos em total segurança.


Medidas e orientações gerais:

  • A entrada do edifício Afonso de Barros (AB) é feita exclusivamente por uma porta na ala norte de vidro onde está a recepção. No edifício Machado Macedo (MM) a entrada é a habitual. No sentido de assegurar o distanciamento recomendado entre todos e as medidas aplicáveis à entrada, agradece-se que dentro do possível cheguem à ATLÂNTICA/ESSATLA 15 MINUTOS ANTES DO INÍCIO DAS AULAS;
  • É obrigatório o uso de máscara no Campus, em todas as circunstâncias, incluindo durante a lecionação das aulas. Quem chegar aos Edifícios AB e MM sem máscara, será fornecida uma. A utilização de viseira não dispensa a máscara. Será obrigatoriamente medida a temperatura, embora não registada. Está proibida a entrada no Campus a quem manifeste sintomas de febre ou outros manifestados associados à Covid19;
  • À entrada e nas salas encontram-se dispensadores de álcool em gel, recomendando-se que as mãos sejam sempre higienizadas nos momentos de entrada e saída da(s) sala(s);
  • As salas são desinfetadas regularmente para assegurar máximas condições de segurança para todos; no entanto, devido aos constrangimentos de tempo para o fazer nos intervalos, é estritamente obrigatório que os estudantes utilizem o mesmo lugar após interrupção de cada aula;
  • Pretende-se que sejam evitadas aglomerações à entrada ou à saída da(s) sala(s), de forma a manter-se o distanciamento físico. Este distanciamento deverá acautelar-se também aquando da saída e reentrada de e para intervalo;
  • limite de ocupação das salas será estritamente cumprido, existindo no máximo salas com capacidade para 35 estudantes, com exceção do Auditório AB.

Sobre as Aulas 

O objetivo principal é garantir as condições de segurança para toda a comunidade ATLÂNTICA e promover as melhores práticas que permitam um ensino com uma componente de interação significativa, que possa ser compatibilizada com técnicas e metodologias que se tenham demonstrado eficientes no decurso do segundo semestre letivo de 2019/2020.

As aulas serão presenciais sempre que for possível garantir a segurança de todos. O desenvolvimento dos cursos vai contemplar assim atividades letivas combinadas entre presenciais e não presenciais, tendo em consideração as restrições de espaço impostas pelas determinações das autoridades de saúde. As orientações preconizadas podem ser revistas se as condições epidemiológicas o impuserem ou permitirem.

Para que tudo decorra com tranquilidade e segurança, estamos a preparar tudo para que os ciclos de estudos possam funcionar na modalidade de ensino combinado conjugando o melhor do ensino presencial com a utilização das ferramentas mais atuais do ensino a distância. A nossa preocupação central é a de garantir a aprendizagem dos estudantes e a saúde da comunidade académica. De referir que a componente presencial do ensino será oferecida a grupos mais reduzidos de estudantes em sala, permitindo sempre a participação à distância em simultâneo dos que não possam deslocar-se ao Campus, pelos seguintes motivos:

  • Estudantes em isolamento profilático;
  • Estudantes que integram grupos de risco;
  • Limitação de disponibilidade com base em cuidados ao agregado familiar;
  • Motivos de doença;
  • Motivos profissionais;
  • Organização das turmas mediante capacidade das salas.

No planeamento das aulas dirigidas aos estudantes do 1º ano/1º semestre dos cursos de licenciatura e de mestrado, haverá uma especial atenção à lecionação em modo presencial atendendo à necessidade de estabelecimento de um vínculo efetivo com os novos estudantes.

Na atribuição de salas, tentar-se-à reduzir a necessidade de mobilidade dos estudantes no Campus.

Os horários de cada curso serão elaborados por forma a concentrar as aulas lecionadas em modo presencial em dias distintos das aulas lecionadas em modo não presencial, tendo em vista a redução de concentração de pessoas no campus e permitir um menor número de deslocações dos estudantes.

As aulas teóricas deverão decorrer em modo não presencial para unidades curriculares com mais estudantes que o possível de ter em sala com segurança e tendo também em consideração os horários com maior concentração de estudantes. Poderão decorrer em modo presencial para turmas com um número reduzido de alunos, quando a disponibilidade de recursos assim o permita.

As aulas práticas/laboratoriais deverão ser planeadas por forma a decorrerem em modo presencial, com divisão das turmas sempre que necessário; As aulas teórico-práticas deverão ser planeadas por forma a decorrerem, preferencialmente, em modo presencial. Quando tal não for possível, o seu funcionamento, em modo não presencial, poderá decorrer com sobreposição de turmas.


Sobre calendários letivos e início das aulas 

  • Para o 1º ano de qualquer Licenciatura, as aulas terão início dia 19 de outubro. 
  • Para todos os outros anos curriculares das licenciaturas, excepto Enfermagem, as aulas terão início dia 6 de outubro.
  • A licenciatura de Enfermageminicia o 2º, 3º e 4º ano curriculares em setembro, conforme calendário letivo disponível na plataforma moodle.
  • A licenciatura de Fisioterapiatem aulas a decorrer até outubro referentes ao ano letivo 2019/2020 – Reposições de aulas práticas.
  • Importante a consulta dos calendários letivos na plataforma moodle.

Sobre a Avaliação 

  • Os exames são realizados presencialmente, tal como já sucedeu no mês de junho e julho.
  • Para os testes a realizar em período de avaliação contínua, em condições excepcionais, poderá aceitar-se a realização em modo não presencial, com vigilância remota e utilização da plataforma moodle.
  • As reuniões de júri e as provas académicas – como apresentação de projeto final de licenciatura ou defesa da dissertação de mestrado – podem realizar-se por meios telemáticos.

Restauração

  • A Cantina está em pleno funcionamento com todas as medidas de segurança implementadas. Serão organizados horários desfasados de almoço para evitar aglomerações.
  • Encontram-se ainda disponíveis as máquinas de vending. Atenção ao distanciamento na fila. Obrigatório uso de álcool gel antes e depois do recurso às máquinas. O consumo dos produtos adquiridos não deverá ser feito no local mas sim nos jardins e espaços exteriores.
  • Se as condições climatéricas não o permitirem, pode ser utilizado o pátio com as medidas de distanciamento obrigatórias, bem como a sala da associação académica.  Atenção – grupos no máximo de 4 para refeições.

Serviços

Todos os Serviços estarão em funcionamento, embora alguns com horários reduzidos de atendimento e outros mediante marcação. Recomendamos que utilizem o email, o chat e o telefone para esclarecer ou resolver os vossos assuntos.

Estamos prontos para vos receber!  Boas férias!

Um excelente Ano Letivo para todos!

MAIS INFORMAÇÕES

Deixe uma resposta

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?