Desde 18 de Março 2020 a comunidade Atlântica está a trabalhar à distância – aulas por videoconferência, reuniões virtuais, contactos por email e por telefone.

Queremos assim contribuir para a contenção da transmissão do #COVID19 em Portugal e no Mundo. No entanto, não podemos esquecer a nossa missão de formar profissionais.

Assim, a Atlântica desenvolveu cursos em e-learning, de curta duração, para esta fase em que estamos em isolamento social.

 

Os cursos oferecidos nesta primeira fase são

Coordenador: Prof. Georg Dutschke

Valor: 50€

Data: 29 de junho a 6 de julho (14h/16h)

O conceito de Felicidade Organizacional tem vindo a ganhar relevância nas organizações. Com este curso, pretende-se dar a conhecer o conceito de felicidade organizacional, qual o seu impacto na produtividade das organizações, como medir e implementar culturas de felicidade numa organização. Através de uma abordagem muito prática e apresentação de casos reais em Portugal, os conteúdos a partilhar são:

  • Conceito de felicidade organizacional;
  • Relação entre felicidade organizacional e produtividade;
  • Modelos de felicidade organizacional;
  • Como medir a felicidade organizacional;
  • O nível de felicidade organizacional em Portugal;
  • Casos de organizações que implementam modelos de felicidade organizacional.

Coordenador: Prof. Georg Dutschke

Valor: 50€

Data: 18 e 19 de maio (14h /16h)

A internet e as redes sociais permitem obter informação muito relevante sobre a relação dos consumidores com as marcas, entender os seus pontos fortes e fracos e oportunidades de inovação. Hoje, aprende-se mais a ouvir o consumidor on line do que a fazer os tradicionais questionários of line. Ouvir o que é partilhado on line, permite obter mais informação e mais genuína, em menos tempo e, por vezes, com menos investimento. Com este curso pretende-se dar a conhecer o conceito de “listening”, como se traduz em sentimentos sobre as marcas (Brand Sentiment Index) e como utilizar como ferramenta de gestão da marca e inovação. Através de uma abordagem muito prática e apresentação de casos reais em Portugal e estrangeiro, os conteúdos a partilhar são:

  • Análise de consumidor. Perguntar ou ouvir;
  • Big data, opinion mining e brand sentiment analysis;
  • Net sentiment index;
  • Como ouvir o consumidor on line. Ferramentas grátis e pagas;
  • Como analisar a informação recolhida on line;
  • Como utilizar Net Sentiment Index como ferramenta de gestão e de inovação;
  • Casos de organizações / marcas em Portugal e estrangeiro.

Coordenador: Prof. Georg Dutschke

Valor: 50€

Data: 25 de maio e 1 de junho (14h/16h)

As organizações sociais têm hoje uma maior dificuldade em obter fundos que garantam a sua sustentabilidade. Ter métricas de gestão que justifiquem a missão é fundamental para a sua credibilidade, facilitando o acesso a fundos privados e públicos. Com este curso, pretende-se dar a conhecer o conceito de Social Return on Investment, como o aplicar em projectos sociais e utilizar para a obtenção de fundos. O SROI é de grande utilidade para quem gere organizações sociais e para quem tem de decidir onde realizar investimentos sociais. Através de uma abordagem muito prática e apresentação de casos reais em Portugal, os conteúdos a partilhar são:

  • Caridade e investimento social;
  • Social Return on Investment. Conceito;
  • Metodologia;
  • SROI como métrica de gestão para organizações do sector social;
  • Como utilizar o SROI em estratégias de angariação de fundos;
  • Como preparar uma apresentação para angariar fundos;
  • Casos de calculo do SROI em organizações do sector social em Portugal.

Coordenador: Prof. Fernando Romana

Valor: 125€

Número de horas: 10 horas

Inicio da Formação: 3 a 31 de julho

Cronograma: Sextas feiras das 17h às 19h.

Tópicos 1º módulo: Funções base da Gestão: Estratégica e Operacional:

  • Os indicadores fundamentais de Rentabilidade das Empresas
  • Forma de cálculo e interpretação

Tópicos 2º módulo: Os indicadores fundamentais de Rentabilidade das Empresas:

  • Forma de cálculo e interpretação
  • Centros de Responsabilidade – mecanismos para a sua gestão eficaz
  • O Modelo de Controlo de Gestão – BalancedScorecard

Coordenador: Prof. Jorge Humberto Dias

Valor: 50€/módulo

A felicidade é um tema de estudo com mais de 25 séculos. As primeiras reflexões vieram de filósofos e teólogos. Atualmente, algumas organizações já começaram a perceber que trabalhadores felizes produzem com mais qualidade, faltam menos ao trabalho e contribuem mais para a sustentabilidade da organização.

Este curso é composto por cinco módulos de 4 Horas cada, mas com a possibilidade de se inscrever apenas aos módulos que lhe interessar.

Os módulos do curso são:

1. O que penso quando digo que sou feliz?

18 e 23 de maio, 17h00 às 19h00; 16h00 às 18h00

. O que falta na nossa vida?

· As palavras da felicidade

· Exploração introdutória

· Um paradoxo interno

· Limitações da felicidade

· Futuro e realidade

· As expetativas pessoais

2. Os métodos de investigação da felicidade

25 e 30 de maio, 17h00 às 19h00; 16h00 às 18h00

· Problemas e métodos

· As crenças sociais

· A felicidade coletiva

· A intensidade

· Críticas ao conceito de bem-estar

3. Life Balance for Happiness

1 e 6 de junho, 17h00 às 19h00; 16h00 às 18h00

· O sistema de instalação

· A projeção

· A integridade

· A hierarquia de conteúdos

· O balanço vital

4. A felicidade masculina e a felicidade feminina

8 e 13 de junho, 17h00 às 19h00; 16h00 às 18h00

· 2 versões da felicidade

· A insegurança e o esforço

· A profissão

· Os segredos

· Atração e generosidade

· Injustiça

5. O amor e o sentido da vida

15 e 20 de junho, 17h00 às 19h00; 16h00 às 18h00

· O caminho

· A pergunta

· A projeção

· O medo da morte

· Será o amor imortal?

· Da ilusão à vocação

Todos os cursos terão direito a certificado.

 

Mais informações:

Telefone: +351 214 398 244 | +351 211 306 978
Email: secretaria.pg@uatlantica.pt

Chat