Pós-Graduação em Gestão e Monitorização da Formação E-Learning

Pós-Graduação em Gestão e Monitorização da Formação E-Learning

Categorias:

Pós-Graduações
Solicitar Informações



[recaptcha]


Condições de Acesso

Consulte aqui

Plano de Estudos

Consulte aqui

user  Coordenação: Mafalda Isaac e Carlos Costa


opened-email-envelope  estudosposgraduados@uatlantica.pt


calendar  18 janeiro 2022


clock-circular-outline Sessões presenciais e síncronas às 3ª e 5ª entre as 20h e as 22h


exam   15 ects


calendar (1)    90 h


translation    PT


placeholder  Barcarena


A nova normalidade que experienciamos veio acelerar, sem dúvida, uma mudança ao nível do paradigma da formação. Durante a fase de confinamento, na impossibilidade de realização de formação presencial, a opção recaiu sobre a modalidade e-learning.

Não obstante a incerteza do que o futuro nos reserva a nível global, é inquestionável que o digital assume agora um papel ainda mais preponderante em todas as áreas. Percebe-se agora que a formação a distância, quando pautada por parâmetros de elevada qualidade, tem um potencial muito forte no processo de aprendizagem contínuo ao longo da vida.

Sendo a formação considerada um dos pilares fundamentais da gestão de recursos humanos e o maior impulsionador do desenvolvimento pessoal e organizacional, neste processo de fusão do mundo físico com o digital, a formação a distância, em especial o e-learning, começou a fazer parte da linguagem digital mais utilizada pelas empresas como forma de desenvolvimento de competências.

No entanto, todas as grandes mudanças têm riscos inerentes e são necessários alguns cuidados para que as entidades possam fazer esta transição de forma que a formação profissional não perca o seu propósito.

Para tal, deverá ser evitado que o processo de digitalização da formação tenha na sua base um cariz meramente tecnológico, deixando para segundo plano o mais importante que é a pedagogia.

Temos de ter inequivocamente presente que o mais importante num projeto de formação, seja dinamizado na vertente presencial ou na vertente a distância, passa por atingir o propósito para o qual foi concebido, pelo que ganha contornos muito importantes o trabalho de uma equipa interdisciplinar que alia as competências tecnológicas às competências pedagógicas/andragógicas representando um equilíbrio de forças que permitirá à formação a distância ganhar um notável protagonismo.

É aqui que a presente formação pós-graduada assume um papel muito importante, permitindo desenvolver um importante leque de competências que permitirão gerir e monitorizar, com qualidade, os projetos de formação em geral, com especial foco na formação e-learning.

Este curso de Formação Pós-graduada tem os objetivos seguintes:

 

Reconhecer a importância do e-learning no sistema de formação, assim como os principais requisitos de qualidade do mesmo.

Definir o papel de cada um dos profissionais envolvidos num sistema de formação e-learning.

Definir os requisitos funcionais fundamentais de uma LMS.

Desenhar um Plano de Formação ajustado ás várias modalidades de formação.

Organizar e planear unidades de formação e-learning.

Conceber conteúdos e-learning.

Desenvolver um dispositivo de avaliação estratégico num sistema de avaliação e-learning.

Planear, desenhar e implementar um processo de formação e-learning.

  1. Gestão de Recursos Humanos
  2. Gestão da Formação
  3. E-Learning
  4. Formação de Adultos
  5. Formação de Professores
  • Gestores de Formação, Gestores de Recursos Humanos, Formadores, Tutores e todos os profissionais do sistema de formação profissional e de gestão de recursos humanos.

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?