Pós-Graduação em Aconselhamento Filosófico para Pessoas e Organizações

Aconselhamento Filosófico para Pessoas e Organizações

Pós-Graduação em Aconselhamento Filosófico para Pessoas e Organizações

Categorias:

Pós-Graduações
Solicitar Informações



[recaptcha]


Condições de Acesso

Consulte aqui

Plano de Estudos

Consulte aqui

user  Coordenação: Jorge Humberto Dias


opened-email-envelope  pg.aconselhamento.filosofico@asib.pt


calendar  25 setembro 2021


clock-circular-outline  sábado – 09h30-13h e 14h30-18h30
(8 horas), de 15/15 dias


exam   32 ects


calendar (1)    142 h


translation    ONLINE


placeholder    Barcarena


1ª edição em Portugal
Muitos desafios da atualidade têm componentes filosóficas. Para dar uma resposta positiva, temos sentido que nem todas as pessoas dispõem das ferramentas necessárias para lidar, por exemplo, com a mudança constante, a incerteza, a necessidade de tomar decisões impactantes, etc. Vários autores (Baggini e Harari) escreveram sobre as ferramentas filosóficas e disseram que era importante fornecer um kit que permitisse às pessoas e às organizações terem condições para “ir a jogo” e vencer. O futuro já está a acontecer! Este Curso pretende colmatar uma lacuna da oferta académica em Portugal nesta área.
Pensamos que este Curso também pode ser importante para os profissionais de educação, pelo que efetuámos o pedido de acreditação junto do CCPFC.
Este curso aceita inscrições em Unidades Curriculares isoladas, podendo o/a aluno/a frequentar apenas a(s) disciplina(s) do seu interesse.

  • Compreender o processo histórico que levou à origem e especificidade do aconselhamento filosófico;
    Conhecer a teoria sobre o aconselhamento filosófico;
    Dominar ferramentas de trabalho filosófico para usar em contexto de consulta pessoal e/ou organizacional;
    Explorar casos-de-consulta;
    Avaliar o impacto das consultas filosóficas na vida da pessoal e/ou organizacional.

Todas as pessoas interessadas em especializar-se numa ferramenta de trabalho poderosa para ajudar a selecionar informação, organizar o pensamento, definir prioridades de intervenção e promover uma atitude crítica e empreendedora. O que é um problema filosófico? Como é que as pessoas gerem os problemas filosóficos da sua vida? E será que os problemas filosóficos de uma pessoa interferem no seu desempenho profissional?

Se estas questões lhe interessam então este Curso de Pós-Graduação é para si!

– Todas as sessões podem ser assistidas on-line. As presenciais são transmitidas em direto através de plataformas de e-learning. Cada pessoa
pode optar conforme lhe seja mais conveniente.
– Acesso, sem custo, aos novos Módulos disponibilizados em edições futuras. Pode assistir e participar nas aulas. Permite manter-se atualizado
sem investimento atualizado.
– Acesso a uma rede de contactos nacional e internacional (professores, profissionais e organizações) que mais investigam e aplicam os conceitos de aconselhamento filosófico em Portugal e no mundo.
– Professores de 5 nacionalidades. Permite uma visão global sobre o Aconselhamento Filosófico no mundo.
– Acesso grátis a um diagnóstico de felicidade pessoal e a 1 consulta grátis de monitorização.

Conceição Queiroz (Portugal)

É Grande Repórter na TVI e esteve em reportagem em Angola, no Reino Unido, em Moçambique, no Uganda, na África do Sul, e num dos maiores
campos de refugiados do mundo, no Quénia. O seu trabalho foi distinguido por uma dezena de prémios: entre os galardões que recebeu
encontram-se os da Unesco, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da AMI – Jornalismo Contra a Indiferença. É jornalista desde 1994. Trabalhou
no grupo Semanário, na Rádio Clube Português e foi diretora de Informação da Televisão de Cabo Verde.
Entrou para o ensino superior com 19 valores, licenciou-se em Sociologia e frequentou uma segunda licenciatura em Política Social. É mestre em
História Moderna e Contemporânea e doutoranda em Estudos Portugueses, com especialização em Literatura Portuguesa, na Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo.
A “Última História de Amor” é o seu terceiro livro, depois de ter publicado “Serviço de Urgência” (2007) e “Os Meninos da Jamba” (2008).
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008240709765

Álvaro Lopes Dias (Portugal)

Doutor com agregação em ciências empresariais, com especialização em Marketing, Mestre em Planeamento e Estratégia Empresarial, Pós-Graduado em E-business, MBA em Gestão Internacional e Licenciado em Gestão. É consultor desde 1995 nas áreas da gestão, marketing e estratégia colaborando com organizações como IAPMEI, AIP, AEP, Min. Economia, AERLIS e dezenas de empresas em Portugal, Angola e Brasil.
Formador certificado pelo IEFP, exerce esta atividade desde 1996.
É professor na Universidade Lusófona e no ISCTE-IUL e colaborou com o ISG e U. Autónoma e outras instituições em Angola e Brasil. Acumula experiência letiva desde 1995. Autor de 21 livros nas áreas da gestão, marketing e estratégia.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/alvaro-dias-a9833014/3

Florin Lobont (Roménia)

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Bucharest. Pós-graduado em Estudos Judaícos pela University of Oxford. Doutorado em História pela Universidade Babes-Bolyai (Roménia). Doutorado em Estudos Religiosos pela University of Wales (Reino Unido). Doutorado em Filosofia pela West University of Timisoara (Roménia). Estudou “Foundations of Counseling“ na University of Edinburgh.
Atualmente é Professor Associado e leciona as seguintes disciplinas: Filosofia da História, História Intelectual, O Holocausto, aconselhamento Filosófico, História da Filosofia, no Departamento de Filosofia e Ciências da Comunicação da West University of Timisoara. Desde 2015 que é o Diretor do Programa Internacional de Mestrado em Aconselhamento Filosófico e Consultoria (em inglês) no Departamento de Filosofia e Ciências da Comunicação.
Tem dirigido vários Projetos de Investigação financiados pela Comissão Europeia, sendo de destacar: R4JUST (Horizonte 2020) e IDECOM (Rasmus+). Também tem sido especialista convidado noutros Projetos.
Foi professor visitante na Wales University (UK). Entre 2018 e 2020 foi Diretor da Faculdade de Ciências Políticas, Filosofia e Ciências da Comunicação. Em 2017/2018: foi subdiretor para as relações internacionais e pesquisa na Faculdade de Ciências Políticas, Filosofia e Ciências da Comunicação. Entre 2012/18 foi Diretor do Instituto de Pesquisa Social e Política (ICSP). Desde 2013 que é Presidente do Conselho Científico do Centro Romeno de Estudos Prisionais. Entre 2013/18 foi Diretor da Hypothesis – Revista Interdisciplinar de Filosofia, Ciências Sociais e Políticas.
Entre 1996/2002 foi Professor na Faculdade de Letras. Entre 1990/1996 foi Professor Assistente na Faculdade de Letras, Filosofia e História, no Departamento de Filosofia. Desde 2014 que é membro daSociety for the Advancement of Philosophical Inquiry and Reflection in Education (UK).
Desde 2009 que é membro da Society for Philosophy in Practice (UK).
Traduziu para romeno o bestseller de Lou Marinoff “Mais Platão, menos Prozac”. Principais publicações: “Filosofia pentru comunități: dimensiuni și perspective”, in V. Hațegan (ed.), Consilierea filosofică în organizații, București, Eikon, 2020. “Conceptual idealism and reformed metaphysical method”, Philosophy Today, 2(2013), 142-9. “In search of meaning: philosophy before negative historical radicality”, Elsevier, Procedia – Social and Behavioral Sciences 71 (2013), 45-52. “The philosophical niches of social therapy” in G. Raţă, G. Clitan and P.-L. Runcan (eds.), Applied Social Sciences: Communication Studies. Newcastle: Cambridge Scholar Publishing, 2013.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lobont-florin-43235961/4

Georg Dutschke (Portugal)

Doutoramento em Gestão e Marketing pela Universidade de Sevilha / Universidade Nova de Lisboa. Foi gestor e diretor de Marketing, Vendas, Logística e Geral, em empresas como a Johnson & Johnson, Johnson Wax, Sara Lee, Warner Brothers, PTMultimédia,
Pescanova e Angelini Portugal. Atualmente, além de docente universitário, é cofundador do Happiness Works Portugal e realiza projetos de consultoria em gestão, marketing e gestão de pessoas. É professor de licenciatura, mestrado e doutoramento em universidades em Portugal,
Espanha e Brasil. É autor de diversos livros e artigos académicos, tendo orientado mais de 100 teses de mestrado / doutoramento. É diretor do centro investigação CESOB (Atlântica) e investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas (ISCSP/ Universidade de Lisboa), Las PYMES Andaluzas: Gestión y Competitividad (Universidad de Sevilla, Espanha) e Ciencias del Trabajo (Universidad de Cadiz, Espanha). É cofundador da ASIBEAM, rede de 26 universidades em Portugal, Espanha e América Latina, que tem como missão contribuir para a redução da pobreza e fome através de projetos de investigação aplicada.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/georg-dutschke-7b3424

Guido Traversa (Itália)

Professor Associado de Filosofia Moral (M-FIL/03) na Universidade Europeia de Roma (desde 1.11.2010), professor titular (de 1991 a 2007; professor convidado desde 2008) de História da Filosofia Contemporânea da Pontifícia Universidade Regina Apostolorum. Presidente do Instituto de Filosofia e Antropologia Clínica Existencial, Aconselhamento, Pesquisa e Formação (I.F.A.C.E., c.r.f.).
É o coordenador (desde 2007/8.) do Mestrado em Consultoria Filosófica e Antropologia Existencial na Faculdade de Filosofia da APRA, em convénio com a Universidade Europeia de Roma.
Principais publicações: “L´Unità che lega l´uno ai molti. La Darstellung nella filosofia kantiana”, Japadre, l´Aquila-Roma, 1991. “L´ente intermedio.
Percepire e giudicare la singola cosa”, Japadre, L´Aquila-Roma, 1995. “Metafisica degli accidenti. Dalla logica alla spiritualità: il tessuto delle cose”, ilmanifestolibri, Roma 2004. “Identità etica. Questioni di storiografia filosofica e di consulenza filosófica”, ilmanifestolibri, Roma, 2008. “L’identità in sé distinta. Agere sequitur esse”, Editori Riuniti University Press, Roma 2012. “La critica, il linguaggio, il trascendentale, la libertà. Scritti su Vico, Kant, Scaravelli”, IF Press, Roma 2012. “Dall’identità individuale all’identità della Storia. L’Antropologia teleologica in Kant”, IF Press, Roma 2016.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/guido-traversa-411b8117/5

Jadir Mauro Galvão (Brasil)

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assumção (Brasil) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). É Master Practitioner em PNL – Programação Neurolinguistica.
Lecionou as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia, Sustentabilidade, Política e Prática de Programação Neurolinguísticca em cursos de graduação e pós-graduação na UNIP – Universidade Paulista, na FMU e na Universidade São Judas (Brasil).
Atua como Mentor, Coach e Consultor de pessoas e empresas. Atuou em cargos de liderança em diversas empresas, como: Cia Vidraria Santa Marina, S.A., Estado de S. Paulo, etc.. Ao longo de mais de 36 anos colaborou com grandes empresas multinacionais. É autor dos livros “Filosofia nas empresas”, “A prerrogativa do inusitado”, “Apreensões de uma alma em noite escura” e “Fragrâncias que o tempo esqueceu“.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jadir-mauro-galv%C3%A3o-36a85622/

Jorge Humberto Dias (Portugal)

Tem um doutoramento europeu em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, com um Estágio na Universidade de Sevilha. A sua tese foi sobre a Felicidade e a Consultoria Filosófica (a 1ª em Portugal nesta área e a 2ª na Europa). Foi bolseiro da Fundação Luso-Americana para o
Desenvolvimento e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Estudou The Science of Happiness (University of California – EUA), Design Thinking (Universidad Nacional Abierta y a Distância – Colômbia) e The Corporate Philosopher (Université de Paris – França).
Autor de várias publicações (prefácios, livros e artigos), das quais destacamos: “Filosofia Aplicada à vida. Pensar bem, viver melhor” (2006), “Felicidad o conocimiento?” (2009), “Las consultas filosóficas” (2012), “Dal paradigmas della felicità al método PROJECT@” (2016), “Uma felicidade filosófica?” (2017), “Projeto de vida” (2019), “Revolução felicitária, Happiness manager e Felicidade 5.0” (2020), “Estilos de vida” (2020) e “Para uma teoria da Consultoria Filosófica nas Organizações: do Método PROJECT@ para a Felicidade pessoal ao Chief Philosophy Officer” (2021). Os seus trabalhos já foram traduzidos para espanhol, italiano, inglês e russo. Já lecionou na Universidad de Sevilla e na Universidad de Barcelona (Espanha), na Universidade do Minho (Portugal) e na Universidad Vasco de Quiroga (México). Foi consultor científico para a área da Filosofia no projeto “Rotas da Felicidade” (2016-2017), financiado pela Fundação Oriente e pelo Plano Nacional de Leitura. Tem sido membro do Conselho Científico de vários Congressos Internacionais, destacando-se: ICPP2016 (Suíça) e ICPP2018 (México). Foi convidado para o ICPP2012 (Coreia do Sul), onde apresentou a sua teoria sobre a felicidade. No ICPP2008 (Itália) já tinha apresentado o seu método de Aconselhamento Filosófico para pessoas que procurem a felicidade. E no ICPP2006 (Espanha), fundamentou um processo de Aconselhamento Filosófico na obra do famoso René Descartes.
No ICPP2020 (Rússia) apresentou, com Tiago Pita, a 1ª avaliação no mundo sobre a consulta filosófica. Tem mais de 1000 horas como formador em vários cursos, sendo de destacar alguns Programas Nacionais na área da Educação (Programa Novas Oportunidades, Plano Tecnológico da Educação, Programa de Apoio à Promoção e à Educação para a Saúde, Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar). É membro do Conselho Científico e revisor de várias revistas académicas, destacando-se a HASER – Revista Internacional de Filosofia Aplicada (Espanha). Foi presidente da direção da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico entre 2004 e 2008.
Atualmente, é docente convidado na Universidad Vasco de Quiroga (México), lecionando a disciplina de História da Filosofia Aplicada e na Atlântica – Instituto Universitário (Portugal), lecionando a disciplina de Ética, Felicidade e Aconselhamento Filosófico. É docente na AMA (protocolo com Universidade Lusófona) tendo criado, com a atriz Iolanda Laranjeiro, a 1ª disciplina no mundo sobre Filosofia Aplicada ao Ator. Coordenador do projeto de investigação “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no WHR (ONU)”, desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa entre 2017 e 2020. Dá consultas de Aconselhamento Filosófico no Gabinete PROJECT@. Desenvolveu, em 2020, uma ferramenta para medir e avaliar a felicidade das pessoas. É embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (Secretaria de Estado da Juventude e Desporto) desde 2014. Já orientou várias dissertações de mestrado, sendo de destacar o trabalho de Andrea Santana (ISSS do Porto) e o trabalho de Osvaldo Peuyadi (ISG da Universidade Lusófona). Neste momento, está a orientar várias teses de doutoramento (Pedro Santos, na Universidade Católica Portuguesa; Paula Barros no ISCTE) e dissertações de mestrado sobre a felicidade e a filosofia aplicada (Jorge Duarte, na Universidade Nova de Lisboa).
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jorge-humberto-dias-b8209924/

José Barrientos Rastrojo (Espanha)

Professor Titular na Universidade de Sevilha, Diretor da Red Iberoamericana de Investigación en Filosofía Aplicada (aceite pela AUIP em São Paulo em 2013), Diretor da Revista Internacional de Filosofia Aplicada HASER desde 2010, Diretor de vários projetos de investigação financiados pela União Europeia e pela University of Chicago, na área da Filosofia Aplicada em geral e da Filosofia Aplicada em Prisões. É Diretor do Grupo de Investigação PAIDI “Experiencialidad” (HUM 968). Foi o diretor mais jovem da história dos congressos International Conference on Philosophical Practice, foi o coordenador do II Congresso Iberoamericano de Filosofia Aplicada e de uma dezena de eventos académicos sobre a disciplina.
A sua tese doutoral (Premio Extraordinário de Doutoramento), com a menção de Doutoramento Europeu, foi a primeira na Europa sobre Aconselhamento Filosófico. Dirigiu mais de una dezena de teses sobre o tema. É autor de 230 publicações (inclui 31 livros) em que se destaca o primeiro Manual de História da Filosofia Aplicada no mundo e o seu recente livro Filosofía Aplicada Experiencial (2020). Os seus trabalhos foram traduzidos para português, italiano e inglês. Defendeu 206 exposições públicas, metade são conferências por convite. Foi convidado a realizar a conferência de abertura de curso em várias Universidades, como Tóquio, São Paulo e UNAM (estas duas últimas constam como primeiras iberoamericanas nos rankings académicos). É avaliador de dez revistas e participou em processos de avaliação de estudantes (teses doutorais, dissertações de mestrado) em Espanha e no estrangeiro. É avaliador (expert e relator) de projetos da União Europeia (Marie Curie Sklowdoska) desde 2018, de títulos universitários da ANECA (Graus e Mestrados) e das bolsas FPU do Ministério de Educação e Formação Profissional de Espanha, desde 2020.
Conseguiu várias bolsas competitivas como a pré-doutoral do CSIC (2005), da FECyT (2006), da Bancaja (2009), da Fundación Carolina (2017), entre outras. Conseguiu em concursos competitivos mais de una dezena de ajudas da sua própria universidade e de Erasmus, para realizar estágios de investigação e docência, em Harvard, Cambridge, Chicago, Princeton, Tóquio, etc. Barrientos recebeu o Prémio Internacional de Investigação em Filosofia APEFP (Portugal), o Premio Nazionale de Filosofia (Itália), o Cooperation Acknowledgment Award (México), etc. Dirigiu vários congressos internacionais, criou o primeiro Master online universitário sobre Filosofia Aplicada (UVAQ, México). Foi convidado a dar cursos sobre a sua investigação, destacando-se, recentemente, um curso de doutoramento num programa internacional da Universidad Complutense de Madrid e outro na UNAM.
Facebook: https://www.facebook.com/JOSEBARRIENTOSRASTROJO

José Correia (Portugal)

Licenciado em Engenharia Informática pelo ISTEC. Tem realizado um percurso profissional nas áreas da tecnologia da informação, com vários cargos de gestão na Bolsa de Valores, Iberfar, Logifarma, Ferray Lynce, OPEX e ultimamente como consultor na empresa Quantico e como CTO na mediaBusiness. Responsável por todo o  desenvolvimento informático de uma rede internacional de M&A – https://m-a-worldwide.com/.
Responsável pelo desenvolvimento de várias soluções informáticas para avaliação da satisfação dos clientes do grupo PSA. Na mediaBusiness criamos em parceria com uma consultora o nosso produto HappySurvey, que permite aferir o grau de satisfação de colaboradores e clientes.
Método aplicado em vários casos reais da nossa indústria.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jos%C3%A9-correia-4b1a611/

Leonor Haydée Viegas (Portugal)

É mestre em Educação Social e licenciada em Psicologia.
Na comunicação social trabalhou como locutora em várias rádios, fez voz-off de programas de televisão e vídeos promocionais, foi jornalista de rádio, jornais regionais e produtoras de audiovisuais, com peças para a RTP e TVI.
Lecionou a Unidade Curricular de “Educação Social I” na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e a Unidade Curricular de “Intervenção Comunitária e Animação Sociocultural” na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Foi sócia fundadora e Secretária da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico. Tem várias publicações académicas.
Integra a equipa de investigadores do Projeto “Perspetivas Sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no WHR (ONU)”. Leciona a Unidade Curricular de “Comunicação e Dinâmicas de Grupo” no Curso de Pós-Graduação em “Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional” (Atlântica – Instituto Universitário). É certificada em Coaching Infantil, Parental, Educativo e Life Coaching. é Coordenadora do projeto Clube dos Construtores de Felicidade. É Técnica Superior de Educação Social com crianças e jovens;
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leonor-hayd%C3%A9e-viegas-b66a057b/

Marta Faustino (Portugal)

Estudou Ciências da Comunicação e Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH). Licenciou-se com uma tese sobre “Filosofia como Terapia”, segundo as perspetivas dos estóicos e dos epicuristas. Doutorou-se em Filosofia, variante de Antropologia Filosófica, com a dissertação “Nietzsche e a Grande Saúde. Para uma Terapia da Terapia”, na mesma Faculdade. Fez estadias de investigação no Institüt für Philosophie da Ernst-Moritz-Arndt Universität Greifswald (Alemanha), na Anna Amalia Bibliothek em Weimar (Alemanha) e no Filoosofia ja semiootika instituut da Universidade de Tartu (Estónia). Fez parte da equipa de investigação dos projetos internacionais “Nietzsche and the Contemporary Debate on the Self” (LNG/ IFILNOVA), “The Plurality of the Subject in Nietzsche and Pessoa” (LNG/ IFILNOVA) e “Reinventing Philosophy as a Way of Life” (Monash/ Warwick).
É atualmente investigadora do IFILNOVA, onde coordena o Art of Living Research Group e desenvolve um projeto individual sobre a filosofia como modo de vida, com especial foco em Nietzsche, Hadot e Foucault. É membro do LNG (Lisbon Nietzsche Group), do GIRN (Groupe
International de Recherches sur Nietzsche), do HyperNietzsche e da Red Iberoamericana Foucault. Desde 2018, integra também a Mellon Philosophy as a Way of Life Network (Un. Notredame, USA), rede internacional de partilha de instrumentos pedagógicos e técnicas inovadoras para o ensino da filosofia como modo de vida. É membro da equipa dos projetos internacionais “Nietzsche on Nihilism and the Value of Art – Fragments” (LNG/ IFILNOVA) e “Philosophy for Children and the Dawn of Moral Intuition” (IFILNOVA) e colabora com o “Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social” (Un. Federal do Paraíba), o “GT – Genealogia e Critica” (ANPOF / UFG) e o projeto “Deleuze/Guattari e Foucault, Elos e Ressonâncias” (UNESP), no Brasil. Leciona há vários anos sobre a temáticas relacionadas com a do presente módulo.
Os seus interesses de investigação são a antropologia filosófica, a filosofia da cultura e a ética. Os seus domínios de especialização são a filosofia antiga, sobretudo o período helenista, e a filosofia contemporânea, especialmente Nietzsche e Foucault. A sua carreira de investigação tem-se focado sobretudo na conceção da filosofia como “arte da vida”, “terapia da alma” ou “maneira de viver”, tanto nas suas expressões antigas, como nas suas versões contemporâneas. Publicou extensivamente sobre Nietzsche, Foucault e os filósofos helenistas e co-editou os volumes “Nietzsche e Pessoa: Ensaios” (Tinta-da-china, 2016), “Rostos do Si: Autobiografia, Confissão, Terapia” (Vendaval, 2019) e “The Late Foucault. Ethical and Political Questions (Bloomsbury, 2020).
Academia: https://fcsh.academia.edu/MartaFaustino

Tiago Pita (Portugal)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Educação pela Universidade da Beira Interior, licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior, doutorado em Psicologia pela Universidade da Beira Interior e mestre em Administração e Gestão Educativa pela Universidade Aberta. Estudou Philosophical Counseling na Society for Philosophy in Practice (Inglaterra), foi docente de Psicologia na California State University (2011) e na Universidade da Beira Interior (2014 e 2015) e bolseiro da Fulbright. Foi Conselheiro de Educação na Escola Europeia de Alicante (2012-2020). Professor convidado no Curso de Pós-Graduação em “Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional” (1ª e 2ª edição), lecionando o módulo “Educação e Felicidade”. Publicou em inglês e russo, com Jorge Humberto Dias, a 1ª avaliação no mundo sobre as consultas de Aconselhamento Filosófico: Dias, J. & Pita, T. (2020). “Assessing PROJECT@ Method in Philosophical Counseling consultations”, pp. 217-258 IN Borisov, S. (2020). Philosophical Practice for Self-Knowledge by means of Intellectual Creativity.
Chelyabinky: South Ural State University. Este artigo académico foi o resultado da conferência proferida na 16ª International Conference of Philosophical Practice.
Atualmente exerce o cargo de Diretor Ajunto Assistente. É presidente da mesa da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico. É investigador no projeto de investigação “Perspetivas sobre a felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)”, que foi desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa entre 2017 e 2020. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional 2781) – especialidade geral: psicologia clínica e da saúde. Especialidade avançada: psicologia comunitária.
Facebook: https://www.facebook.com/tiago.pita.5

Yaroslava Martins

É doutorada em Medicina (2009). Foi professora auxiliar de Psiquiatria na Universidade Nacional de Medicina “O.O. Bogomolets” (Ucrânia). Tem vasta experiência como investigadora nos ensaios clínicos. Concluiu internato médico na especialidade de Psiquiatria (1999) e exerceu como psiquiatra no Hospital Clínico Psiconeurológico nº1 de Kiev durante 11 anos. Obteve a subespecialidade de Psiquiatria Forense. Trabalhou como colaboradora científica no Instituto de Investigação em Psiquiatria Social e Forense do Ministério de Saúde (Ucrânia).
Vive e trabalha em Portugal desde 2010. Obteve reconhecimento dos graus académicos de licenciatura e de doutoramento pela Direcção-Geral do Ensino Superior e equivalência na especialidade de Psiquiatria pela Ordem dos Médicos. Desde 2015 que trabalha como psiquiatra no Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. É responsável pela área de Psiquiatria de Ligação e pela consulta de Luto Prolongado. Foi formadora nos vários cursos leccionados para médicos de Clínica Geral e Medicina Geral e Familiar. É orientadora de formação específica em Psiquiatria (Internato Médico).
Tem vasta formação especializada noutras áreas, como Terapias Cognitivo-Comportamentas, Terapia Comportamental Dialéctica (DBT Skills Training), de Katathym Imaginative Psychotherapy (Symboldrama), Geriatria, Psiquiatria Geriátrica, etc.
Em 2017 concluiu o Nível 1 do Programa Individual em Formação e Certificação em Consultoria Filosófica pela Gabinete PROJECT@-Consultoria Filosófica, sob a orientação do Prof. Doutor Jorge Humberto Dias.
É autora e co-autora de várias publicações científicas.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/yaroslava-martins-670373b0/

Candidatura a Bolsa de 50%

Certificados académicos de estudos realizados
Proficiência em língua - idioma português
Carta de motivação
Cartas referência
Links (máximo de 5) para conteúdos online com os seus trabalhos ou portefólio:

Curriculum Vitae
Situação face ao emprego (por exemplo, Declaração da Segurança Social ou do Centro
de Emprego)

Tens dúvidas ou precisas de mais informações?