Licenciatura em Engenharia de Materiais

Solicitar Informações

A Licenciatura em Engenharia de Materiais tem por objetivo formar licenciados de elevada qualidade, que não só demonstrarão liderança técnica e profissional, como também a adaptabilidade necessária numa sociedade em constante mudança.

Esta Licenciatura fornece também conhecimentos na área de Materiais Compósitos, que servirão de base para o 2º ciclo em Engª de Materiais para Aeronáutica, e lhes trará uma vantagem competitiva face a alunos de outras instituições de ensino superior. Inovação e Tecnologia avançada caracterizam esta Licenciatura, além da grande ligação a uma indústria em crescente expansão e à investigação.

O Plano de Estudos é pioneiro no que respeita ao ensino de temas práticos, como a reparação e reciclagem de materiais compósitos, e de temas emergentes, tais como novos revestimentos usados em aeronáutica, superfícies bio miméticas, o grafeno, etc., com uma forte componente prática e laboratorial.

Porque esta á uma área nova na qual apostamos, oferecemos um sistema de bolsas de estudos, estágios e contratos de trabalho para os melhores alunos, promovendo-se a excelência e a competitividade.

A licenciatura em Engenharia de Materiais é reconhecida pela Ordem dos Engenheiros (OE), dando acesso à Especialidade de Materiais, conforme publicação no site da OE (https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/20190521_tabelas_cursos.pdf)

As saídas profissionais cobrem um leque significativo de atividades, incluindo: – Áreas de atuação que vão desde os polímeros, aos metais, cerâmicos e compósitos – Indústria automóvel – Indústria aeronáutica – Indústria eletrónica – Indústria da fundição – Indústria metalomecânica – Indústria têxtil – Indústria da cerâmica – Indústria do calçado – Setores da energia e do ambiente, biomateriais e nanomaterial – Serviços de gestão de qualidade – Serviços de gestão e controlo ambiental – Consultoria e em Laboratórios de investigação e desenvolvimento. – Estágios na Carbures Group e na FIDAMC/Airbus

O que se estuda na licenciatura em Engª de Materiais?

Os alunos da licenciatura em Engª de Materiais começam por frequentar cadeiras base como as Matemáticas (Cálculos e Probabilidade e estatística) as Químicas e as Físicas. Ainda no 1º ano têm cadeiras relacionadas com o estudo dos Materiais como é o caso de Introdução à Engª de Materiais. Ao longo da licenciatura irão estudar as várias classes de Materiais (Metais, Cerâmicos e Vidros, Polímeros e Compósitos), suas propriedades e aplicações. Serão também estudados os fatores condicionantes dessas mesmas propriedades (composição química, estrutura e condições de processamento) e como agir sobre eles para modificar as propriedades finais dos Materiais.

Um Engenheiro de Materiais é um profissional capaz de…

Criar novos Materiais ou melhorar Materiais já existentes para responderem às necessidades de determinada aplicação a um preço competitivo.

Quais são as saídas profissionais para os licenciados em Engenharia de Materiais?

Uma vez que os Materiais estão por todo o lado e são indissociáveis da nossa Vida, são muitas as indústrias empregadoras. Seguem-se apenas alguns exemplos: indústria química, indústria aeronáutica, indústria cerâmica, indústria têxtil, indústria automóvel, empresas produtoras de embalagens, nanotecnologias, biomateriais, produtos naturais (cortiça, madeira, etc.) componentes e moldes metálicos, empresas de reciclagem de materiais, etc.

Que funções está apto a desempenhar?

Um Engª de Materiais poderá desenvolver a sua atividade profissional nas áreas da produção, qualidade, desenvolvimento, inspeção e auditoria, ambiente e gestão de resíduos e controlo de processo na Indústria, nos Serviços e na Investigação ligados à produção ou utilização de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos ou compósitos. Além disso poderá também trabalhar na área de educação, como professor em escolas de cursos técnicos, profissionais ou mesmo em faculdades (se optar por continuar seus estudos realizando Mestrado ou Doutoramento).

Qual o posicionamento desta Licenciatura face à concorrência (quantas escolas ministram a Licenciatura)?

O Instituto Superior Técnico, a FCT/UNL e a Universidade de Aveiro ministram o Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais, o que corresponde a um total de 5 anos e confere o grau de Mestre.  A Universidade do Porto dispõe também do Mestrado Integrado mas em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Quais os pontos fortes que nos distinguem face à concorrência?

Face à concorrência a licenciatura da Atlântica destaca-se por: i) apresentar uma forte
componente teórica e prática na área dos Materiais Compósitos, que é uma área em franco desenvolvimento e que está a ser muito pouco explorada nos cursos de Materiais ministrados pelas restantes Instituições; ii) conferir aos alunos fortes competências práticas e laboratoriais resultantes da forte ligação da Atlântica à Indústria e às atividades de I&D. De notar que durante a licenciatura os alunos efetuam estágios de 3 dias na Carbures/Airtificial e na FIDAMC/Airbus, além de várias visitas técnicas como a visita à fábrica da Airbus em Ilescas, Espanha.

O corpo docente tem mais experiência académica ou industrial?

O corpo docente é 100% composto por profissionais Doutorados com experiência em atividades de I&D. Alguns desses docentes apresentam também experiência industrial adquirida em Empresas de renome na área dos Materiais, como é o caso da Essilor Portugal (empresa multinacional produtora de lentes oftálmicas) ou da cimenteira Secil.

Em que áreas trabalham os docentes que ministram a licenciatura.

A grande maioria dos docentes da licenciatura em Engª de Materiais desenvolve atividades de I&D na área dos Materiais, sendo que as Cadeiras que lecionam estão diretamente relacionadas com a sua área de investigação (metais, polímeros, cerâmicos e vidros ou compósitos).

Qual é o título no final da Licenciatura? (Engenheiro, Técnico Superior?)

Uma vez concluída a licenciatura o aluno é Engenheiro de Materiais.

A Licenciatura permite obtenção de cédula profissional da ordem dos Engenheiros?

A licenciatura da Atlântica é reconhecida pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) pelo que durante a frequência da licenciatura os estudantes poderão inscrever-se na OET como membros estagiários. A passagem a membro efetivo, e consequente obtenção da cédula profissional, requer a conclusão da licenciatura. Se posteriormente decidirem frequentar um Mestrado de Engenharia poderão então inscrever-se na Ordem dos Engenheiros (OE) como membros estagiários, podendo passar a membros efetivos quando concluírem o Mestrado e demonstrarem, através do CV, experiência profissional como Engenheiro. (De notar que este procedimento é aplicável a todos os candidatos a membro da OE independentemente da licenciatura frequentada).

Existem protocolos para Erasmus?

Sim, existem protocolos para Erasmus com algumas Instituições de Ensino Superior na Europa (ex: ITECH em França e ITS em Itália, entre outras).

Existem protocolos para estágios?

Sim, a Atlântica dispõe de 2 protocolos (Carbures/Airtificial e FIDAMC/Airbus) para a realização de estágios de 3 dias durante o 1º e 2 ano da licenciatura.
No final da licenciatura os melhores alunos terão a possibilidade de assinar um contrato de trabalho (de 6 ou 12 meses) com a Carbures/Airtificial.

Taxa de empregabilidade dos licenciados?

Os primeiros licenciados em Engenharia de Materiais da Atlântica terminaram a licenciatura no ano letivo 2017/2018 e já estão todos empregados na Indústria.

Apresentação do pedido

Relatório final da CAE – Novo ciclo de estudos

Decisão de apresentação de pronúncia – Novo ciclo de estudos

Decisão do CA – Novo ciclo de estudos

 

Após Relatórios de Follow up apresentados pela Atlântica, o CA da A3ES emitiu o seguinte comunicado:

Decisão do CA da A3ES de 30 de maio de 2017

“Encontrando-se cumpridas, no essencial, as condições fixadas no ato de acreditação, o Conselho de Administração, em reunião de 30 de maio de 2017, decidiu acreditar o ciclo de estudos por seis anos, contados a partir da data da acreditação condicional referida.”

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

ATLÂNTICA

School of Management Sciences, Health, IT &
Engineering
Fábrica da Pólvora de Barcarena
2730-036 Barcarena
Portugal

Call Center / Informações

Telefone: +351 707 502 123

E-mail: info@uatlantica.pt

Centro de Informática

Telefone: +351 214 398 234

E-mail: suporte@uatlantica.pt

TOP