Ferramentas para construir uma “Happy School”: docentes, lideranças e organizações educativas – 5ª edição

Home –
Business School –
Ferramentas para construir uma “Happy School”

Descrição/Objetivos
Ação de formação online
Programa
Destinatários
Calendarização
Brochura
Descrição/Objetivos

Descrição/Objetivos

A felicidade nas organizações está na agenda mundial. (World Happiness Report). De Neve (2019) verificou um aumento de 13% na produtividade, devido à felicidade dos trabalhadores.

Na área da educação existe já pesquisa sobre a importância da felicidade nas organizações educativas e nas lideranças das administrações escolares, mas falta uma intervenção consolidada no sistema e nos projetos educativos em Portugal.

Na agenda europeia para a educação tem sido tema de análise a retenção de talento e a atratividade para a carreira (2018).

A UNESCO Bangkok publicou em 2016 o 1º Relatório sobre “Happy Schools”, que será analisado nas sessões.

A evidência científica aponta esta como uma das principais áreas de intervenção nas escolas.

Esta ação pretende colmatar a lacuna de formações e intervenções na área da Felicidade aplicada às instituições educativas, de forma interativa e colaborativa.

Esta Ação de Formação é uma Parceria Atlântica/DGAE.

Objetivos:

– Compreender o enquadramento da teoria da felicidade na formação ética do docente e sua intervenção em contexto educativo e escolar

– Conhecer as experiências de outros sistemas educativos e organizações escolares pela análise da nova literatura/realidade sobre a importância da felicidade na administração escolar

– Percecionar a utilidade e eficácia das ferramentas do trabalho felicitário na liderança das organizações educativas

– Criar materiais de suporte a uma intervenção sustentável de felicidade nas organizações educativas dirigidas a resultados, como sejam, aumento de sentimento de pertença, comunicação, diminuição do absentismo, fixação do pessoal, entre outras.

Ação de formação online

Ação de formação online

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 109652/20

Duração: 25 horas (16h Síncronas + 9h Assíncronas)

Formadores: Jorge Humberto Dias, Tiago Pita e Georg Dutschke, Leonor Haydée Viegas

Programa

Programa

Conteúdos:

1. Contextualização [4h síncronas + 1h assíncrona]

2. Características de uma “Happy School” [4h síncronas + 2h assíncronas

3. De uma organização educativa a uma “Happy School” [4h síncronas + 2h assíncronas]]

4. Conclusões: “Happy School” – Identidade e finalidades [2h síncronas]

5. Produção, e discussão, de programas de intervenção e materiais de diagnóstico/avaliação [4h assíncronas + 2h síncronas] – Todos

Avaliação: Escala de 1 a 10.

Destinatários

Destinatários

Diretores de Escolas, Diretores de Agrupamentos de Escolas, Presidentes de Conselho Geral e outros docentes com responsabilidades de gestão no sistema educativo português.

Calendarização

Calendarização

Sessões Síncronas:

Módulo 1: 4 de março de 2023 – 9h – 13h – Jorge Humberto Dias.

Módulo 3: 11 de março de 2023 – 9h – 13h – Georg Dutschke.

Módulo 2: 18 de março de 2023 – 9h – 13h – Tiago Pita.

Módulo 4: 25 de março de 2023 – 11h – 13h – Leonor Haydée Viegas.

Módulo 5: 22 de abril de 2023 – 11h – 13h – Jorge Humberto Dias e Tiago Pita.

As sessões assíncronas serão definidas com os formadores no início da Ação de Formação.


Local:
 WEBEX da DGAE

Brochura

Brochura


Brochura 4ª edição

Incrições abertas até 22 de fevereiro de 2023

Dados para pagamento
Valor

Tens dúvidas ou precisas

de mais informações?


Contacta-nos