Ferramentas para construir uma “Happy School”: docentes, lideranças e organizações educativas – 5ª edição
Home –
Business School –
Ferramentas para construir uma “Happy School”
Descrição/Objetivos
Ação de formação online
Programa
Destinatários
Calendarização
Brochura
Descrição/Objetivos
Descrição/Objetivos
A felicidade nas organizações está na agenda mundial. (World Happiness Report). De Neve (2019) verificou um aumento de 13% na produtividade, devido à felicidade dos trabalhadores.
Na área da educação existe já pesquisa sobre a importância da felicidade nas organizações educativas e nas lideranças das administrações escolares, mas falta uma intervenção consolidada no sistema e nos projetos educativos em Portugal.
Na agenda europeia para a educação tem sido tema de análise a retenção de talento e a atratividade para a carreira (2018).
A UNESCO Bangkok publicou em 2016 o 1º Relatório sobre “Happy Schools”, que será analisado nas sessões.
A evidência científica aponta esta como uma das principais áreas de intervenção nas escolas.
Esta ação pretende colmatar a lacuna de formações e intervenções na área da Felicidade aplicada às instituições educativas, de forma interativa e colaborativa.
Esta Ação de Formação é uma Parceria Atlântica/DGAE.
Objetivos:
– Compreender o enquadramento da teoria da felicidade na formação ética do docente e sua intervenção em contexto educativo e escolar
– Conhecer as experiências de outros sistemas educativos e organizações escolares pela análise da nova literatura/realidade sobre a importância da felicidade na administração escolar
– Percecionar a utilidade e eficácia das ferramentas do trabalho felicitário na liderança das organizações educativas
– Criar materiais de suporte a uma intervenção sustentável de felicidade nas organizações educativas dirigidas a resultados, como sejam, aumento de sentimento de pertença, comunicação, diminuição do absentismo, fixação do pessoal, entre outras.
Ação de formação online
Ação de formação online
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 109652/20
Duração: 25 horas (16h Síncronas + 9h Assíncronas)
Formadores: Jorge Humberto Dias, Tiago Pita e Georg Dutschke, Leonor Haydée Viegas
Programa
Programa
Conteúdos:
1. Contextualização [4h síncronas + 1h assíncrona]
2. Características de uma “Happy School” [4h síncronas + 2h assíncronas
3. De uma organização educativa a uma “Happy School” [4h síncronas + 2h assíncronas]]
4. Conclusões: “Happy School” – Identidade e finalidades [2h síncronas]
5. Produção, e discussão, de programas de intervenção e materiais de diagnóstico/avaliação [4h assíncronas + 2h síncronas] – Todos
Avaliação: Escala de 1 a 10.
Destinatários
Destinatários
Diretores de Escolas, Diretores de Agrupamentos de Escolas, Presidentes de Conselho Geral e outros docentes com responsabilidades de gestão no sistema educativo português.
Calendarização
Calendarização
Sessões Síncronas:
Módulo 1: 4 de março de 2023 – 9h – 13h – Jorge Humberto Dias.
Módulo 3: 11 de março de 2023 – 9h – 13h – Georg Dutschke.
Módulo 2: 18 de março de 2023 – 9h – 13h – Tiago Pita.
Módulo 4: 25 de março de 2023 – 11h – 13h – Leonor Haydée Viegas.
Módulo 5: 22 de abril de 2023 – 11h – 13h – Jorge Humberto Dias e Tiago Pita.
As sessões assíncronas serão definidas com os formadores no início da Ação de Formação.
Local: WEBEX da DGAE
Brochura
Brochura
Incrições abertas até 22 de fevereiro de 2023
Tens dúvidas ou precisas
de mais informações?