Home Candidaturas Pré-Requisitos
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Pré-Requisitos 2014-2015

A candidatura aos cursos de Ciências da Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Radiologia  e Terapia da Fala da Universidade Atlântica exige a prévia satisfação de pré-requisitos do Grupo A (comunicação interpessoal) visando comprovar se a capacidade de comunicação dos candidatos é adequada às exigências dessas formações superiores.

Sendo de selecção, e apesar do respectivo resultado, expresso em ‘Apto’ ou ‘Não Apto’, não influir no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior, é necessário comprovar a realização deste pré-requisito no acto da matrícula e inscrição no ensino superior.

Nos termos da deliberação nº 548/2013, de 28 de Fevereiro, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a comprovação do pré-requisito do Grupo A passa a ser efectuada no acto da matrícula e inscrição no par estabelecimento/curso que exija esse pré-requisito, caso o candidato ali obtenha colocação, sendo condição indispensável para a concretização da referida matrícula, tornando-se assim desnecessária a deslocação dos candidatos à Universidade Atlântica para cumprimento prévio do pré-requisito.


Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ano lectivo de 2014/2015 nos cursos da Universidade Atlântica

Curso da Universidade Atlântica

Instituições

   

Ciências da Nutrição

Enfermagem

Fisioterapia

Análises Clínicas e Saúde Pública

Radiologia

Terapia da Fala a)

GRUPO A - Comunicação Interpessoal

Ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia.

a) O acesso ao curso de Terapia da Fala está igualmente sujeito à entrega de uma declaração de um Terapeuta da Fala. A referida declaração deverá ser entregue pelo candidato no acto da matrícula e inscrição no ensino superior, no par estabelecimento/curso que a exija, caso ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição.

   

O pré-requisito Grupo A – Comunicação Interpessoal –  é obrigatório e exigido nas seguintes formas de acesso ou regimes de ingresso:

  • Concurso Institucional de Acesso ao Ensino Superior;
  • Concursos Especiais para Maiores de 23 anos e para Titulares de Cursos Médios e Superiores;
  • Mudança de Curso
  • Transferências de Curso


Comprovação dos Pré-requisitos - Grupo A

Declaração médica, de modelo anexo I (assinado pelo médico com carimbo ou vinheta), emitido após verificação da condição de APTO, na sequência de resposta a um Questionário Individual de Saúde, de modelo anexo II. Estes modelos constam do Anexo III da Deliberação n.º 548/2013, de 28 de Fevereiro.

O acesso ao curso de Terapia da Fala está igualmente sujeito à entrega de uma declaração de um Terapeuta da Fala, nos termos definidos pela instituição e aprovados pela CNAES, comprovativa da “ausência de perturbações de linguagem e/ou fala” e do domínio da língua portuguesa tal como é falada e escrita em Portugal.

A Declaração Médica (Anexo I) e declaração de um Terapeuta da Fala devem ser entregues no acto da matrícula e inscrição nos cursos da Universidade Atlântica.

Os candidatos não poderão realizar a matrícula e inscrição na Universidade Atlântica sem a comprovação da satisfação do pré-requisito exigido.


Modelo do Pré-requisito

 

 

Kit do candidato

Universidade Atlântica
Universidade Atlântica
Antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena

2730-036 Barcarena - Portugal

E-mail:
WorkTelefone: +351 21 439 82 00
FaxFax: +351 21 430 25 73